O tenista italiano deu a volta a uma desvantagem de dois sets para vencer o russo por 3-6, 3-6, 6-4, 6-4 e 6-3, em uma emocionante batalha que durou 3 horas e 46 minutos.
Jannik Sinner eternizou seu nome na história do tênis ao conquistar seu primeiro título de Grand Slam neste domingo, em uma partida incrível, após um início desfavorável diante de Daniil Medvedev, que liderava por 2-0 ao vencer os dois primeiros sets por 6-3 e 6-3.
O italiano, aos poucos, construiu uma recuperação notável, demonstrando coragem e inteligência, sem desanimar em um jogo que parecia perdido. Medvedev, que havia quebrado o recorde de horas em quadra durante o torneio – ficando cerca de 6 horas a mais em jogo do que Sinner -, sentiu o desgaste físico dos três jogos anteriores que foram até o quinto set.
A partir do terceiro set, Sinner permaneceu alerta, levando o russo ao limite do quinto set decisivo, conquistando vitórias por 6-4 e 6-4. No momento crucial, a quebra de serviço ocorreu no quarto jogo, dando a Sinner o tão sonhado título.
Primeiro set
O italiano enfrentou dificuldades no início do jogo, não mantendo as impressionantes porcentagens de serviço que tinha contra Djokovic. Devido a poucos primeiros serviços, Sinner foi quebrado no terceiro e nono games, cedendo o primeiro set para o russo, que estava impecável em seu jogo de serviço, com seis aces.
Este foi apenas o segundo set que Sinner perdeu no torneio, resultado de um início tímido, também influenciado pela emoção de Jannik, que se mostrou menos lúcido e pouco agressivo, muitas vezes à mercê do russo.
Segundo set
O segundo set começou como terminou o primeiro, com o italiano enfrentando grandes dificuldades no serviço e o russo no controle. O moscovita manteve as porcentagens e chegou a 5-1 com dois breaks, mas teve um momento de ligeiro declínio, permitindo que o adversário se aproximasse a 5-3.
Sinner teve um surto de orgulho e encontrou a bola para um milagroso 5-4 que teria reaberto as contas, mas falhou em uma diagonal de forehand, e o russo, implacável, fechou o set em 6-3.
A situação se tornou mais desafiadora para Sinner, uma verdadeira montanha a ser escalada, mas os últimos jogos mostraram sinais positivos de eficácia.
Terceiro set
A porcentagem de serviço do italiano aumentou significativamente, e o set transcorreu sem nenhum break ou break point até o 5-4 a favor de Sinner, que foi o primeiro a sacar. O russo, no entanto, não mostrava sinais de desaceleração, nem fisicamente nem na eficácia dos golpes.
Contudo, no décimo game, três erros graves de Medvedev e algumas grandes respostas de Sinner permitiram quebrar o número 3 do mundo, vencendo o terceiro set e reabrindo o jogo.
Quarto set
Logo no segundo game, Sinner teve um break point para liderar por 2-0, mas não conseguiu converter. O mesmo ocorreu no quarto game.
No sétimo game, foi a vez de o russo ter uma oportunidade de break, mas o italiano anulou brilhantemente com um ace.
Mas, assim como no terceiro set, nos dois últimos games, Sinner esteve mais lúcido e quebrou um Medvedev cada vez mais desgastado fisicamente no momento crucial, fazendo 6-4 na primeira oportunidade disponível e restabelecendo a igualdade em 2-2.
Quinto set
O quinto set foi disputado ponto a ponto, com Sinner e Medvedev sempre empatados até o quinto game.
O italiano parecia mais reativo, ágil e concentrado do que no início do jogo. Por outro lado, Medvedev mostrava sinais de cansaço. Isso ficou evidente quando ele pediu comida para recuperar as energias.
Foi então que ocorreu a virada, com a quebra de serviço surgindo para 4-2. Sinner não hesitou e fechou o encontro em 6-3, celebrando seu primeiro título de Grand Slam.