Nesta segunda-feira (15), o Santos anunciou que o técnico Kleiton Lima, do time feminino, solicitou seu afastamento do cargo. O treinador, acusado de assédio sexual por jogadoras, tem sido alvo de protestos no Brasileirão Feminino desde que voltou ao Peixe.
Em comunicado oficial, o clube afirmou que foi o próprio treinador quem pediu afastamento para proteger sua família e sua integridade. O Santos aceitou o pedido e reiterou sua confiança no profissional até que o assunto seja definitivamente resolvido.
Foram recebidas 19 denúncias anônimas de assédio sexual contra o treinador do Santos. As cartas também mencionavam que suas roupas deixavam marcado seu órgão genital. Ele retornou ao Peixe neste ano com o respaldo do presidente Marcelo Teixeira.
Em protesto, jogadoras do Corinthians, Palmeiras e Avaí se posicionaram durante o hino nacional cobrindo suas bocas e ouvidos, em sinal de que suas críticas não foram ouvidas.
Segue a nota oficial do Santos:
“Para proteger sua família, sua integridade e o próprio Santos Futebol Clube, Kleiton Lima solicitou hoje o afastamento do cargo de técnico das Sereias da Vila. Por se tratar de uma decisão pessoal, o Santos Futebol Clube aceitou o pedido e reiterou sua confiança de que o assunto seja definitivamente encerrado.
Desde sua contratação, o treinador tem enfrentado críticas e, nos últimos dias, até ameaças de morte devido às acusações feitas no ano passado.
Apesar de estar convencido de que não cometeu nenhum dos atos dos quais é acusado, Kleiton Lima entendeu que seu pedido de afastamento é a melhor opção para proteger todas as partes.
Wesly Otoni assumirá interinamente o cargo de técnico das Sereias da Vila.
Santos Futebol Clube”