Tem quem diga que o melhor centroavante do Bahia atualmente é o Thaciano. Meia de origem, o número 16 vem se destacando como goleador na temporada de 2024. Ao balançar as redes nesta quarta-feira (6), ele se igualou a Gustavo Coutinho, do Sport, e Erick Pulga, do Ceará, na artilharia da Copa do Nordeste.
Não por acaso, o jogador recebeu elogios sinceros do técnico Rogério Ceni. Em coletiva de imprensa após o jogo contra o Ceará, válido pela 5ª rodada da competição regional, o comandante tricolor afirmou que Thaciano tem um estilo de jogo semelhante ao de Thomas Müller, do Bayern de Munique, da Alemanha.
“Thaciano, para mim, não é aquele cara que dribla, que mais salta, mas reúne todos esses aspectos. É um jogador nota 7 em tudo (…) Jogadores assim são úteis. Fazem todas as coisas bem e ajudam defensivamente. Eu estava assistindo ao Bayern jogar, e o Müller estava em campo. Ele está sempre bem posicionado no jogo. Thaciano é assim. Neste começo de ano, talvez seja nossa peça principal”, afirmou.
Na Arena Castelão, em Fortaleza, o Bahia venceu o Ceará por 2 a 1 e encaminhou sua classificação para a fase de mata-mata da Copa do Nordeste. Além de ter marcado o segundo gol, Thaciano deu a assistência para o gol de Everaldo.
Nesta temporada de 2024, o meia já acumula seis gols marcados e três assistências – sendo o jogador que mais participou de gols da equipe até agora no ano, além de ser o artilheiro do clube, junto com Ademir.
A versatilidade do atleta no ataque possibilita a Rogério Ceni, por vezes, escalar o time sem um centroavante fixo. Em algumas ocasiões, Everaldo e Estupiñan, os dois atacantes mais centralizados do elenco, não foram utilizados pelo técnico tricolor na formação inicial.
A temporada mais goleadora da carreira de Thaciano foi em 2010, quando jogava pelo Boa Esporte. Naquele ano, o meia marcou 10 gols em 27 jogos – média de 0,37 por partida. Em 2024, já são cinco gols em 11 jogos – média de 0,45.
O Bahia lidera o Grupo B da Copa do Nordeste, com 12 pontos conquistados em cinco jogos, e está com a classificação para as quartas de final encaminhada. A distância para o Treze, quinto colocado, é de sete pontos. Restam apenas três rodadas para o fim da fase de grupos.
Próximo jogo
O Bahia volta a campo no próximo sábado (9), para enfrentar o Jequié-BA, pela semifinal do Campeonato Baiano. As equipes entram em campo às 16h, no estádio Waldomirão, em Jequié.